LUIZ FERREIRA


A obra de Luiz Ferreira foi e continua a ser, o testemunho de um requintado tratamento de metais nobres e de pedraria, numa conjugação de materiais de grande efeito decorativo.

Todo este espírito se encontra nas lojas LF, locais de bom gosto por excelência. É ai que cada cliente procura a arte de Luiz Ferreira expressa em pratas, jóias, nos célebres animais de enorme variedade e riqueza cromática e em muitos outros objectos. Luiz Ferreira foi na sua essência, um Esteta, revelando grande imaginação e capacidade criativa.

Homem de elevada sensibilidade, a partir das formas que o rodeavam, deu vida a numerosas peças onde é sempre possível encontrar a conjugação do clássico e do moderno, numa interligação pautada pela harmonia e diálogo das formas. Luiz Ferreira entrou para o universo dos artistas de grande nome da ourivesaria portuguesa e a sua obra consagra de forma muito especial a supremacia do decorativo ante o utilitário. Na sua obra existe Arte, no pleno sentido da palavra.

Clientes famosos que possuem peças LUIZ FERREIRA

Duquesa D’Alba, Rainha Isabel II, Reis de Espanha, Duques de windsor, João Paulo II para o Vaticano, Nixon (presidente estados unidos), Jaqueline Kenedy, Amália Rodrigues, Vieira da Silva, Americo Tomás, Paul Meurisse (actor), Pitanguy, Rute Marinho, Casa Dior, Casa Chanel, Tifany’s NYC, Hélène Rochas, Helena Rubinstein.






História


LUIZ FERREIRA (1909-1994), criador de ourivesaria e esteta.

É no cenário da Rua das Flores, o arruamento por excelência dos ourives portuenses, que nasceu, em 1909, Luiz Ferreira, filho e neto de ourives. Com estas circunstâncias específicas, bem se pode dizer que este Artista encarna, geneticamente, a essência desta arte na cidade do Porto. Na década de 30, inicia o percurso profissional, trabalhando com seu pai David Ferreira até que, um ano após a sua morte, ocorrida em 1943, se formava uma sociedade com o nome «David Ferreira, Sucessor & Companhia», com loja na Rua das Flores, sendo no âmbito da sua actividade que Luiz Ferreira pode dar azo a toda a sua veia criativa.

A partir da década de 60, e com uma personalidade artística cada vez mais vincada, fruto de progressivo reconhecimento público, passa a juntar à punção «David Ferreira, Suc.» o seu «LF», que viria a caracterizar a fase mais criativa e famosa do seu percurso. Em 1970 abre a sua loja da Rua Trindade Coelho e é o inicio da sua afirmação individual do seu percurso criador e comercial. A evocação desse ano de 1970 ficará marcada numa das diversas punções de ourivesaria que usou, em que as suas iniciais – «LF» – encimam a data de 1970. Anos mais tarde, já em 1984 e com 75 anos, forma uma sociedade «Luiz Ferreira & Filhos», em que passam a formar parte da própria empresa os seus próprios filhos, se bem que nela colaborem activamente Manuel, Rosário, David e Benedita Coutinho Ferreira.

Em 1991, Luiz Ferreira decide abrir uma nova loja, no hotel Ipanema Park que viria a qualificar aquele espaço hoteleiro. Deixaria o mundo dos vivos, em 15 de Maio de 1994, na sua cidade do Porto, mas a sua obra não deixaria de ser reconhecida. Em 19 de Julho desse ano, o então secretário de Estado da Cultura, Dr. Pedro Santana Lopes, atribui-lhe, a título póstumo, a medalha de Mérito Cultural, pelos relevantes serviços prestados à cultura portuguesa.